Notícias >   Rivelli participa de capacitação sobre Sistema de Manifesto de Transporte de Resíduos

Rivelli participa de capacitação sobre Sistema de Manifesto de Transporte de Resíduos

Previous Next

Buscando orientar as indústrias com relação às obrigações instituídas pela Deliberação Normativa COPAM nº 232/2019, de 27 de fevereiro de 2019 e publicada em 09 de março, a FIEMG Regional Zona da Mata promoveu, através de sua área de Meio Ambiente, um treinamento sobre o Sistema de Manifesto de Transporte de Resíduos – MTR, o novo sistema de declarações de movimentação de resíduos da Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM. O treinamento, que reuniu cerca de 50 participantes, foi realizado através do acesso online ao Sistema MTR e ministrado pela analista ambiental da FIEMG Regional Zona da Mata, Luíza Cortat. Exclusivo para representantes das indústrias, o curso aconteceu no dia 19 de setembro, na sede da entidade, em Juiz de Fora.

De acordo com Luíza Cortat, o Sistema MTR está disponível para as empresas em regime de testes e suas determinações serão obrigatórias após 13 meses da publicação da Deliberação Normativa para os resíduos da Construção Civil, e para os demais as obrigações da norma incidirão após sete meses da sua publicação. Após essa etapa, a emissão do documento passa a ser obrigatória e este deverá acompanhar a carga em todos os deslocamentos.

O Sistema MTR-MG será utilizado como instrumento de gestão e de fiscalização para os órgãos e entidades integrantes do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SISEMA.